Lalada Dalglish é Doutora (Ph.D.) em Integração da América Latina (arte e cultura), pela USP-Universidade de São Paulo-SP e University of Califórnia Berkeley-USA; tem Mestrado em Artes (Design Cerâmico e Escultura), pela University of Puget Sound, Washington-USA e Bacharelado em Artes pelo Evergreen State College, Washington-USA. Fez especialização em cerâmica nos Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul, ministrou cursos e palestras em vários países do mundo e implantou oficinas de cerâmica em Universidades brasileiras, incluindo Manaus, Belém, Rondônia, Brasília, e São Paulo. É autora dos livros “Noivas da Seca cerâmica popular do Vale do Jequitinhonha”, “Mestre Cardoso: a arte da cerâmica amazônica” e “Mulheres que fazem cântaros: tradição e transformação na cerâmica Paraguaia”. É Chefe do Departamento de Artes Visuais, Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Arteterapia e em Ecologia, Arte e Sustentabilidade, é professora de cerâmica e escultura na graduação e pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP – Universidade Estadual Paulista, São Paulo/SP. www.ia.unesp.br
"A história da cerâmica se confunde com a própria história do desenvolvimento da humanidade. A relação entre o homem e a cerâmica começa aproximadamente em 6000 a.C., quando os povos primitivos perceberam que o barro endurecia, quando deixado sob o sol escaldante do Mar mediterrâneo.
Com a descoberta do fogo, o homem se especializa na combinação de materiais e na criação de utensílios domésticos e recipientes para transporte de alimentos. A partir de então, o homem tornou-se um criador.
Do calor do sol aos fornos, o homem continua a escrever sua história transformando o barro em arte."
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